- Share this text:
Liberdade segundo a filosofia - posted by guest on 18th April 2020 12:06:10 AM
Liberdade diz respeito à um conjunto de fatores que possibilitam aos indivíduos pertencentes à sociedade os direitos básicos de ‘’ir e vir’’, baseados na ideia de que todos devem ter o seu livre arbítrio. A filosofia enquadra o conceito de liberdade como o privilégio de autonomia e espontaneidade de cada um. Nesse cenário filosófico, diferentes filósofos apresentam diferentes concepções em relação ao que é liberdade. Entre eles;
Descartes -> Para Descartes, quem melhor absorve as informações precedentes à uma escolha, por exemplo, age com mais liberdade.
Espinoza -> Para Espinoza (1632-1677), ser livre significa agir de acordo com a sua natureza e isso implica também as responsabilidades impostas mediante às escolhas tomadas de acordo com nossa liberdade
Kant -> Kant implica que a liberdade se relaciona com a autonomia do ser; a possibilidade de ditar suas próprias regras. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa.
Na teoria, a liberdade do ser não deve interferir ou prejudicar a vida dos outros indivíduos, mas esse conceito acaba deturpado diante de diversos cenários. Entre eles, o suprassumo da liberdade que nos foi entregue com a globalização da internet e das redes sociais. Nesse panorama, os usuários acabam tomando atitudes extremas e desrespeitosas graças às máscaras que esse painel proporciona, muitas vezes mantendo impunes diversas atitudes.
No consumismo, a liberdade adquire diversos sentidos, pois o mercado muitas vezes impõe estilos e escolhas de vida e vários indivíduos se veem na obrigação de segui-las. Acabam na ilusão de que o consumismo lhes proporciona liberdade pois apresenta multiplicidade de bens, objetos e experiências.
Outro exemplo é o cenário atual: num panorama pandêmico, os direitos individuais que dizem respeito à liberdade podem e devem ser comedidos para que não surjam problemas mais graves derivados da doença em questão.