- Share this text:
TRABALHO DE GENÉTICA / DIA 14/04/2020 CRISTHIAN ZAMBELLE - posted by guest on 4th May 2020 07:57:34 AM
1) Suponha que os genes D, E, F, G e H sejam autossômicos que se localizam em diferentes cromossomos. Faça casamento entre: DdeeFfGGHhIi x DdEEFFGgHhii. a) Qual é a probabilidade de um dos filhos ter o genótipo DdEeFFGghhIi? b) Qual é a probabilidade de um dos filhos ser heterozigoto para cada alelo? c) Qual é a probabilidade de um dos filhos ter o genótipo DDEEFfGGhhii?
A) A probabilidade é de 1/64. Dd = 1/2 Ee = 1 FF = 1/2 GG = 1/2 Hh = 1/4 Ii = 1/2. Após a multiplicação das frações ou o resultado será 1/64
B) Para um grupo de filhos heterozigotos para cada alelo, eles podem ser: DdEeFfGgHhIi, com probabilidade igual a: ½ Dd / 1 Ee / ½ Ff / ½ Gg / ½ Hh / ½ Ii.
C) Seria nula, pois não é possível formar o EE.
2) Indivíduos com acondroplasia, um tipo de nanismo condicionado por um gene dominante, têm um fenótipo bem característico. Quando o alelo dominante ocorre em homozigose, há morte antes do nascimento. Em relação ao gene que condiciona a condição, os afetados são heterozigotos, os que apresentam o alelo recessivo em homozigose são fenotipicamente normais. Sendo assim, qual a probabilidade de que um casal como acondroplasia tenha uma criança com sexo masculino e normal?
R: A probabilidade é de 1/6.
Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa. Quando os alelos são homozigotos e dominantes ou morrem, então o alelo AA não é considerado probabilidade.