- Share this text:
Uma manhã no circo - posted by guest on 20th September 2020 10:00:17 PM
A minha memória mais marcante relacionada ao circo me remete aos meus 11 ou 12 anos. Sempre estudei em escolas públicas e, na época, cursava a antiga 6ª série do Ensino Fundamental, atual 7º ano. Naquele período, ocorria a chamada "Feira Literária", que chamávamos de "Feira do Livro" em um grande espaço montado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e, todo ano, os alunos das escolas públicas municipais eram levados até lá em ônibus acompanhados por alguns professores. Antes, na escola, recebíamos uma espécie de ticket que servia para trocarmos por livros na feira. Como eu estudava no turno matutino, nós visitamos o espaço durante uma manhã.
E a Feira do Livro não se limitava apenas aos stands de livros expostos. Havia apresentações culturais de teatro, música e dança, oficinas das mais diversas naturezas, sorteios de pequenos prêmios e declamações de poesias, até onde consigo me lembrar. E, naquele ano específico, isso em 2008, também foi montado um circo no espaço. Como a feira não era visitada por todos os alunos das escolas públicas municipais ao mesmo tempo, eu e os alunos da minha escola, acompanhados por alguns professores, tivemos tempo suficiente para assistir à apresentação circense. Na entrada, eram vendidas essas iguarias típicas de circo, como pipoca, refrigerante e pururuca e, quem tivesse dinheiro, comprava. Porém, recebíamos lanche ainda na escola antes da saída para visitar a feira.
Eu me recordo que tudo foi uma grande festa. As piadas e trapalhadas dos palhaços despertavam gargalhadas, as acrobacias no chão e no ar dos trapezistas deixavam todos boquiabertos e, no final, também teve o famoso "globo da morte", onde três pilotos de moto realizavam manobras sem tocar uns nos outros que meus olhos duvidavam acreditar no que viam. Meu relato pode parecer muito simples, e realmente é. Porém, o que deixa tudo especial é que esta foi a minha primeira vez visitando um circo, aos 11 ou 12 anos, e que antecedeu a minha primeira ida ao cinema, no mesmo ano, para assistir Wall-E. E tudo graças a um passeio escolar.
Xiaomi - iHabi Hotel