• Share this text:
Report Abuse
Deus Se Revela - posted by guest on 29th October 2020 03:56:50 PM

  Como vimos, Cristo foi o modo escolhido por Deus para se comunicar aos homens. Cristo fundou a Igreja, que é o prolongamento de Sua Pessoa, isto é, a Igreja é o modo com o qual Cristo continua a se comunicar conosco aqui e agora. A Igreja é uma comunidade de homens investidos por Deus das graças que Ele transmite pelos Sacramentos (sinais eficazes de seus dons).

  As verdades supremas que o cristianismo nos comunica são passadas como que por osmose. É vivendo na Igreja que tais verdades penetram, dia após dia, de maneira incalculável, em nossa consciência.

São três os pilares da Verdade sobre Deus e o homem, que se Encarnou no Verbo (Jesus) e hoje continua na Igreja:

• Tradição Apostólica: O maior instrumento de comunicação da verdade é a Tradição, que garante de geração em geração a continuidade de tudo que foi revelado por Deus aos homens, atualizando e vivificando estes tesouros. Tem por meios a transmissão oral e escrita de “tudo que foi revelado”, bem como a vida gerada pela graça: a “vida nova” haurida nas fontes da salvação.

• Magistério da Igreja: Quando surge alguma dúvida, uma nova situação, um desvio do caminho revelado, a Igreja Mãe e Mestra ensina o reto caminho através dos Concílios dos Bispos e, em última instância, da autoridade do Papa (sempre obediente à Tradição Apostólica e às Escrituras Sagradas): “Tudo o que ligares na Terra, será ligado no Céu, tudo o que desligares na Terra, será desligado no Céu”.

• Escrituras Sagradas: De tudo o que a Tradição transmitiu, aprouve a Deus que ficassem consignadas na Bíblia Sagrada algumas palavras, inscritas nos livros inspirados pelo Espírito Santo que formam o Antigo (antes de Jesus) e o Novo Testamento (vida terrena de Jesus e inícios da Igreja).

  Desde a origem, a Igreja exprimiu e transmitiu a Fé em Cristo em fórmulas breves e normativas para todos. Estas sínteses da fé chamam-se profissões de fé, pois resumem as verdades que os cristãos devem professar. São chamadas “Credo” em razão da primeira palavra com que normalmente começam: “Creio”. Cada artigo da Profissão de Fé nos leva a conhecer a Deus tal como se revelou, progressivamente, aos homens.

   Profissão de Fé Católica e Apostólica:

  Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra.

  Creio em Jesus Cristo, Seu Único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus e está sentado a direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

  Creio no Espírito Santo;

na Santa Igreja Católica;

na comunhão dos santos;

na remissão dos pecados;

na ressurreição da carne;

na vida eterna.

  Amém!

  Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo; é também entrar em comunhão com a Igreja inteira, que nos transmite a fé e no seio da qual cremos.

 ORAÇÃO

 SIGNIFICADO

 PORQUE CREIO/COMO Vivo Isso

1. CREIO EM DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA - DEUS único e verdadeiro

- Criador do Universo, de todas as coisas...

- PAI porque nos criou e nos colocou acima de

toda a criação...

- PAI porque nos quer como filhos...

 _Como pessoa/homem quero saber o SENTIDO de minha existência: p.q. vivo? P.q. existo? Para que fui feito? De onde vim? Para onde vou?

_Somente Alguém maior do que eu (homem) pode dar resposta a isso...

_Mistério, verdade e amor _Cria a cada instante



2. CREIO EM JESUS CRISTO SEU ÚNICO FILHO NOSSO SENHOR FILHO de Deus, da mesma substância do Pai, gerado e não criado... (mesma essência)

Portanto, IGUAL A DEUS

=> o próprio Deus que se encarnou... As perguntas do Sentido da Vida somente encontram resposta em JESUS CRISTO...

Quando de sua vida física demonstrou:

.autoridade e superioridade .domínio da natureza

.compreensão e conhecimento de nossas necessidades

.inteligência superior e fascínio

.atenção para com o homem: bondade e valorização do que sou...

_Como saber disso?

. evidências

. convivência => confiança



3. QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO Elimina qualquer idéia de intervenção humana, ou seja, CRISTO PROCEDE DO PAI

 - Fato misterioso...


4. NASCEU DA VIRGEM

MARIA Escolheu uma menina de 15/16 anos e lhe pediu para ser a Mãe de Seu Filho...

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a Tua vontade"...

O SIM de Maria foi determinante para a entrada de Deus encarnado na história da humanidade... Ter a mesma disponibilidade que Maria para acolher a PRESENÇA de Cristo...

Cristo se torna presente no mundo através de todos nós, de mim...


5. PADECEU SOB PONCIO PILATOS,

     FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO,

      DESCEU A MANSÃO DOS MORTOS

 Por que isso ocorreu?

Breve História do Povo de Deus:

. O Homem tinha tudo, estava com Deus. A única coisa pedida era a fidelidade ao Seu amor...

Por inveja (ou por querer seguir seu próprio destino), o homem desobedeceu e se afastou da graça de Deus... Porém Deus é Pai e quer novamente o homem...

Deus amou tanto o homem que resolveu dar-lhe muitas chances de reconciliar-se Consigo...

Escolheu e preparou um povo para iniciar esse retorno... fez Alianças com os chefes deste povo, que oferecia sacrifícios em celebração das Alianças.

Como o homem quebrasse as alianças, na plenitude dos tempos, mandou Seu próprio Filho para nos resgatar do pecado (ausência, separação). Porém, o homem não O reconheceu e não O aceitou...

O sangue de Cristo (Paixão e Morte na cruz) é oferecido ao Pai como Sacrifício Perfeito e Único para resgatar o homem do pecado => Deus aceita e, pelo ato de amor do Filho Amado, foram vencidos o diabo, o mal, o pecado e a morte!

Cristo tomou sobre Si o castigo que o homem mereceu por sua infidelidade... E que castigo!

Somente quem ama aceitaria prestar satisfação, sendo Justo, pelos pecados dos injustos.

O sacrifício de Cristo reconciliou o homem com Deus!



6. RESSUSCITOU AO 3° DIA

 Cristo - que é Deus - venceu a morte... prova que é o Senhor de tudo, absolutamente tudo... acima do principal inimigo do homem: a morte... Ele havia dito que faria isso e o fez... Cristo, o Senhor da vida... Todos podemos ressuscitar...



7. SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO A DIREITA DO PAI, DE ONDE HAVERÁ DE

JULGAR os Vivos E os MORTOS

 Cumpriu ao que viera: resgatar, pelo seu sacrifício, o homem do pecado... lhe dá condições novamente de se salvar (se assim o quiser - Deus respeita a liberdade do homem)

Fisicamente voltará um dia (que só Deus sabe!)

para restituir a felicidade plena (o Paraíso): aos vivos (a quem estiver vivo), e aos mortos (que já morreram e esperam esse dia).



8. CREIO NO ESPÍRITO SANTO

 Continuador da missão de Cristo, Aquele que acompanha o homem na caminhada de seu destino, ao homem que procura Deus...

Terceira Pessoa da SANTÍSSIMA TRINDADE: Deus único em Três Pessoas em comunhão transbordante de amor. Imagens de Deus: braço, mão, dedo, fonte, rio, força, água

(pobres imagens!) Presença de Deus que nos acompanha aqui e agora



9. CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

 Cristo escolheu como MÉTODO para a salvação do homem, utilizar o próprio homem, mesmo com suas fraquezas e falhas... porque é o que o homem tem de concreto.. IGREJA é o conjunto de pessoas que se reúnem e vivem plenamente a experiência do ENCONTRO com Cristo, através do Seu Espírito, continuamente na história...

CATÓLICA = Universal, Totalizante,

Abrange tudo e todos, para todos...Una, Santa, Apostólica, Romana...

(SEGUE A TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS - PAPA). Vida em Comunidade é viver a própria Igreja


10. NA COMUNHÃO DOS SANTOS

 É o mistério que liga todos aqueles que vivem de fato pleno do Encontro com Cristo: vivos ou já mortos, formamos a mesma Comunidade do Povo de Deus...

Neste sentido, se explica a razão do porque rezamos aos nossos mortos, para que Deus os tenha, e também porque pedimos aos Santos (que são aqueles que já estão junto de Deus) que intercedam por nós...

COMUNHÃO = União com... Compartilhar a

vida...

(Eucaristia é o grande fato desse acontecimento)



11. NA REMISSÃO DO PECADO

 O Espírito Santo trabalha para a continuidade da Salvação do mundo (fazer o homem voltar-se para Deus...), e o faz continuamente,

ininterruptamente: LIVRAR O HOMEM DO PECADO (da ausência de Deus, do afastamento

de Deus)...

Os SACRAMENTOS são os instrumentos desse

Agir de Deus:

. BATISMO em primeiro lugar...

. CONFIRMAÇÃO (CRISMA)...

. PENITENCIA - ocasião do perdão...

. UNÇÃO DOS ENFERMOS - que nos prepara

definitivamente para o encontro com Deus...

. EUCARISTIA- o compartilhar a vida de Deus...

 unidade da Igreja... PECADO:

. romper consciente, voluntária e maldosamente a relação de amor que Deus tem para comigo (Deus me ama, sei disso, sei que Ele me ama, me diz qual a condição para me relacionar com Ele, e, no entanto, eu o traio...)

. uma recusa a esse amor...

. não quero que Ele me guie, quero seguir minha cabeça, meus instintos...

. (Portanto não é uma mera violação das leis, mas é a recusa da PRESENÇA DE DEUS...)



12. NA RESSURREIÇÃO DA CARNE

NA VIDA ETERNA

 O ponto onde tudo converge... O que espera o homem? O que espera o mundo? Aonde Deus nos conduz? Que nos reserva Ele? Qual é a nossa esperança?

Com a RESSURREIÇÃO DE CRISTO essa verdade foi revelada: todos teremos parte com Deus em CORPO E ALMA num mundo que Ele nos reserva (conforme Sua promessa em toda história de Revelação)

Quando morremos, o corpo se decompõe e a alma é eterna e vai para Deus, se o tivermos merecido, ou para uma purificação (purgação)...

Pela promessa de Deus, um dia corpo e alma se juntarão novamente e uma NOVA VIDA ETERNA acontecerá...

FELICIDADE PLENA JUNTO COM DEUS!!!.


Report Abuse

Login or Register to edit or copy and save this text. It's free.