• Share this text:
Report Abuse
Reconhecer Cristo - By FabricioCassiano on 20th May 2020 11:45:18 PM

Reconhecer Cristo

   Os primeiros discípulos, quando encontraram Jesus, ficaram fascinados e reconheceram imediatamente que era o Messias. Foi fácil, foi simples reconhecê-Lo. Por quê?

Porque era excepcional, incomparavelmente excepcional: correspondia ao coração.

   Aprender com Alguém excepcional se dá no âmbito (dentro) de uma simpatia. É necessário conviver com aquele indivíduo, apenas isso. O que é preciso fazer é observá-Lo. Observá-Lo ativamente: seguir.

   E, de fato, os primeiros voltaram a Jesus no dia seguinte. Jesus voltou a eles no terceiro dia, porque moravam em uma cidade vizinha. Começaram a ir pescar juntos, ou à tarde encontravam-se na praia quando costuravam as redes. E quando Jesus, de quando em quando, começava a percorrer as cidades do interior, passava por eles e dizia: “Vem comigo!”. Alguns iam, outros não iam. Depois, acabaram por ir todos os doze. Acabaram por passar fora algumas horas, depois mais algumas horas, depois o dia inteiro; depois começaram a passar fora também a noite... E eles O seguiam. Foram atrás dEle! Todos os dias ouviam o que Ele dizia e viam o que fazia. Todas as pessoas ficavam ali com a boca aberta, e eles com a boca mais aberta ainda. Não cansavam de vê-Lo e de ouvi-Lo.

   Mas o que viam estes que O seguiam? Alguns exemplos:

   Jo 2, 1-11 As Bodas de Caná

   Mt 9, 1-8 Cura de um paralítico

   Mc 1, 32-45 Diversas curas

   Lc 8, 40-56 Cura da hemorroíssa e Ressurreição da filha de Jairo

   Mt 8,23-27 A tempestade acalmada

   Mc 6, 45-52 Caminha sobre as águas

   Procuremos, então, individuar os aspectos da personalidade de Jesus que se apresentam excepcionais aos nossos olhos:

  1_ Uma presença extraordinária

   Cristo demonstra autoridade e superioridade em todas as situações. Continuamente, a cada dia, se repetem coisas do gênero: “Chegou à noite cansado de curar”. Este é um refrão do Evangelho (cf. Mc 1, 32 s)

  2_ O Dominador da natureza

   Os homens ficavam espantados e diziam: “Quem é esse a quem até os ventos e o mar obedecem?” (Mt 8, 23-27)

3_ Ele nos conhece e nos compreende

 Jesus era extraordinário, mas o poder mais impressionante é o domínio dos nossos pensamentos e dos nossos corações: Ele nos compreende. É uma coisa normal para Ele ler o pensamento do homem e as suas intenções: todos entendem que até essa parte secreta da personalidade humana Lhe pertence.

 Podemos lembrar algumas passagens, como:

 Jo 4, 5-30 O Encontro com a Samaritana

 Lc 19,1-10 O Encontro com Zaqueu

 Diante dEle não existem barreiras. Ele penetra sem dificuldade no nosso coração, às vezes tão confuso. Não há nada que mexa mais com a gente do que ser descoberto e compreendido. Isso provoca um desejo de entrega total.

4_ Ele é bom

 Ele era bom. Podemos lembrar quando “tomou uma criança, abraçou-a e disse: “Ai daquele que arrancar um fio de cabelo da menor dessas crianças”.

Mt 18, 2-6 Jesus e as crianças

Ou quando viu aquele funeral, informou-se logo: “Quem é?”. “É um adolescente, cujo pai morreu faz pouco tempo!” E sua mãe estava gritando e gritando atrás do féretro. Deu um passo na direção dela e disse: “Mulher, não chores!”:

Mas há algo mais injusto do que dizer a uma mulher sozinha, cujo filho morreu: “Mulher, não chores!” E era, pelo contrário, o sinal de uma compaixão, de uma afeição, de uma participação da dor sem limites. Disse ao filho: “Levanta-te!” E restituiu-lhe o filho. Se não tivesse dito nada, teria permanecido na sua solenidade de profeta e de homem de milagres. Mas Ele disse antes: “Mulher, não chores!”

Lc 7, 11-16 Ressurreição do filho da viúva de Naim

Imaginem durante um ou dois anos ouvi-Lo todos os dias assim, senti-Lo tão bom, senti-Lo com tanto poder e tão bom. Mas era tão desproporcionado o modo de agir daquele homem, tão inconcebível, tão soberano, que era espontâneo aos seus amigos dizer: “Quem é este? O que tem por trás dele?” E eram pessoas que O conheciam muito bem, que conheciam a sua família, que O conheciam como a palma de sua mão, iam atrás dEle e diziam entre si: “Mas quem é esse?”

Essa pergunta dá início, na história do mundo, até o fim do mundo, ao problema de Cristo:

Quem é Jesus Cristo?


Report Abuse

Login or Register to edit or copy and save this text. It's free.