• Share this text:
Report Abuse
A problemática do Bullying no Brasil - posted by guest on 23rd August 2020 12:09:11 AM

Na série televisiva “Todo Mundo Odeia o Chris”, o protagonista é alvo de uma sucessão de agressões – verbais e físicas – dentro do ambiente escolar, o que é fortalecido pelo preconceito racial. Fora das telas, infelizmente, a situação é uma realidade no Brasil, uma vez que as escolas são palcos da manifestação de atos violentos e traumatizantes para jovens, o que caracteriza o Bullying. Surge, então, uma problemática em que se faz necessário repensar o atual modelo educacional e a naturalização social a respeito da violência.

Em primeiro plano, a ineficiência na abordagem sobre o Bullying dentro dos educandários, bem como a falta de incentivo à aceitação das diferenças é o principal mantenedor de um problema que se tornou cultural. Segundo o pensamento de Immanuel Kant, o ser humano é um produto do sistema educacional, sendo esse vital à formação do indivíduo socialmente. Neste sentido, o ensino defasado contribui para que os estudantes, desde cedo, não tenham real conhecimento sobre o assunto e, posteriormente, sejam alvo ou, até mesmo, os praticantes do crime.

Elencado a isso, a lenta mudança de mentalidade social, que naturaliza a hostilidade, é um contribuinte histórico para o enraizamento de ideais hediondos, inclusive fora da escola. De acordo com o filósofo Jean-Paul Sartre, a violência é sempre uma derrota, não importa como se manifeste. Logo, ver como natural qualquer tipo de ato agressivo, seja físico, verbal, psicológico, virtual ou sexual, é tornar corriqueiro um tema que deve ser combatido, além de subsidiar a hereditariedade desses pensamentos.

HOPE - Habbon Hotel

Report Abuse

Login or Register to edit or copy and save this text. It's free.