• Share this text:
Report Abuse
Setembro Amarelo - posted by guest on 14th September 2020 06:21:04 AM

Uma vez vi uma frase no Twitter que me chamou muita atenção, ela dizia algo mais ou menos assim "toda nossa geração precisa de terapia, porque a antiga precisou também, mas achava que era besteira". Parece uma coisa boba, mas é exatamente a realidade do mundo em que vivemos. Nossos pais foram criados em uma realidade um tanto distorcida, com princípios, por muitas vezes, errados e retrógrados, e foram assim que fomos criados. O processo de desconstrução que somos submetidos é bem mais complicado quando se trata deles, mas não é impossível.

Quando vemos um adolescente falando que está com depressão não devemos ignorar, ou pensar que é besteira, mesmo que não seja algo exato, ainda sim precisa de atenção, seja ela vinda de amigos, familiares, ou (o que seria correto) ajuda profissional. A depressão é o mal do século, uma doença que se alastra sem preconceitos; não escolhe idade, gênero, orientação, classe, etnia, crença, ou quaisquer outros rótulos, todos estamos à mercê deste mal.  

Com a depressão vem, por vezes, o suicídio. Já é comum vermos casos de pessoas que tiraram suas vidas por sofreres deste infortúnio. Segundo dados de 2018 levantados pelo site OPAS Brasil, Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil, é uma pesquisa “antiga”, todavia os números ainda assustam. Simples gestos de afeto pode evitar atitudes tão extremas; conversar com um familiar, amigo ou colega que apresenta sintomas depressivos, perguntar como está seu dia, tentar animá-lo, são coisas básicas que fazem a diferença a longo prazo.

Neste setembro, vamos nos unir em prol de diminuir cada vez mais o número de pessoas depressivas no mundo, fazendo nossa parte ao dar um ombro amigo ajuda, mas não é o bastante, em casos graves devemos orientar a pessoa a procurar ajuda profissional, mas nunca ignorar ou achar que é frescura. Vamos lutar pela vida não só neste mês, mas durante o ano todo.

Matuzalem - Lella Hotel


Report Abuse

Login or Register to edit or copy and save this text. It's free.